O guia certeiro do emagrecimento definitivo

Hoje, 22,35% da população brasileira está no índice de obesidade durante a pandemia e sempre buscamos entender o por que desse ganho de peso e o que fazer para perder peso e evitar o efeito sanfona. Além da parte estética, o ganho de peso é prejudicial para a saúde, acarretando o surgimento de várias doenças como diabetes, colesterol, gordura no fígado. Esse guia vai te proporcionar o entendimento sobre o emagrecimento e como que essa perda de peso seja de forma definitiva e eficaz.

Acompanhe:

1 – Não identificar quando está com fome de verdade

O ronco da barriga talvez seja o maior ícone sobre “agora é hora de comer”. Além disso, vem junto o mau humor, quem nunca ouvir falar que fica mau humorado por que está com fome? E isso acontece, por causa da ausência de glicose no sangue ser a principal causa do mau humor repentino por conta da fome. A fraqueza em ficar muitas horas sem comer, num processo regulado por um delicado jogo que envolve o cérebro, hormônios e o aparelho digestivo.

Identificar esse alerta amarelo que o corpo sinaliza é um dos primeiros passos para evitar excessos. Assim como entender a diferença entre saciação e saciedade: a primeira é um processo desenvolvido durante a alimentação que o corpo avisa quando estamos cheios, satisfeitos, a segunda vem depois que os nutrientes são absorvidos e o sistema nervoso freia o apetite. 

2 – Pensar somente no número que a balança mostra

Se pesar todos os dias pode gerar frustração e a desistência da perda de peso. Cada organismo funciona de formas diferentes e com o passar do tempo ele fica mais lento que dificulta a perda de peso rápida. A nutricionista explica que o corpo apresenta variações na composição, dependendo do perfil, das atividades e do cardápio, inclusive em um mesmo dia. 

Nossa rotina diária, consumo de sal, doces e até mesmo o ciclo menstrual, tudo isso irá interferir na retenção de líquido que é diferente do ganho de massa gorda.

3 – Faça exercícios físicos

A prática do exercício físico é um aliado nesse processo de emagrecimento mas foca só nele não trará resultados construtivos pois equivale a 20% de todo o plano de emagrecimento. A alimentação e o exercício devem vir juntos, o sujeito até pode emagrecer fazendo um regime radical ou sessões isoladas e intensas de exercícios. Mas dificilmente vai manter o que conquistou e preservar a saúde. 

O melhor exercício é o que for de preferência por você, pode ser uma caminhada com o cachorro no parque, uma aula de dança mas que seja prazeroso e regular e junto um cardápio que irá contemplar todos os nutrientes e que dê energia para essa prática mais ativa.

4 – Cuidar do seu emocional

Temos a cultura de comer para comemorar, “fui promovida no trabalho, vamos naquele rodízio de pizza que eu gosto?” ou estar muito triste e devorar barras de chocolates para se sentir feliz. Estresse, ansiedade, tristeza e até a alegria são os principais gatilhos para a fome emocional ser ativada.

Essa fome emocional, quando ocorre por um alimento em específico ou por uma situação acompanha exageros e com isso, o resultado é um sentimento de culpa e angústia.

Um grande aliado para evitar esses momentos, é a psicoterapia que se torna necessária para acabar com essas emoções que levam ao descontrole na mesa.

Outro aliado muito importante é o exercício físico que auxilia no alívio do estresse e ansiedade que ligam aos hormônios do bem estar e felicidade.

5 – Deixe claro o seu objetivo

É importante saber onde quer chegar para saber o caminho que irá fazer para chegar no objetivo. Ter metas claras e alcançáveis é primordial para ter um resultado eficiente. Dietas restritivas, podem trazer um resultado rápido mas logo voltará ao que era antes pois o organismo recupera os quilos perdidos em pouco tempo.

O emagrecimento ocorre de forma gradual, sem atropelos, e (re)ajustando o que for preciso no trajeto. É a maneira mais segura de chegar lá, manter o peso almejado e melhorar a saúde — comemorando as pequenas conquistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *