6 passos para lidar com o estresse e melhorar seus sintomas de fibromialgia

Aprender a lidar com a fibromialgia é estressante. Seu corpo se torna imprevisível e você raramente sabe o que esperar de um dia para o outro. Isso cria estresse e muitas vezes pode nos fazer sentir ainda pior.

Lidar com o estresse pode ser a chave para melhorar seus sintomas de fibromialgia . Muitas vezes, a única maneira de aprender a lidar é lidando com sucesso ou sem sucesso em situações específicas.

Existem seis etapas principais que você pode seguir para ajudá-lo a aprender a lidar com a fibromialgia , outras doenças crônicas ou qualquer situação estressante.

1 . Avalie a situação

Lidar com o estresse primeiro requer que você identifique os gatilhos específicos que criam estresse ou aumentam sua dor e fadiga.

Muitas vezes não vemos diretamente como as coisas estão nos estressando, mas nosso corpo nos permite saber através da dor e da fadiga.

A melhor maneira de identificar estressores e gatilhos é manter um diário que monitore seus sintomas e nível de estresse, bem como o que você fez naquele dia. Acompanhe o que você come e faz todos os dias, com quem você passou o tempo e até mesmo o clima.

2 . Estabeleça metas

Depois de saber quais coisas em sua vida lhe causam estresse, você pode começar a tomar medidas para reduzir sua interação com esses itens.

Realmente medite e pense sobre o que você pode mudar. Defina metas específicas que você deseja atingir. Muitas vezes é útil dividi-los em metas menores quando possível.

A mudança é difícil e algumas mudanças são mais fáceis de fazer do que outras.

Em algumas situações, você pode remover completamente um estressor de sua vida (no caso de alimentos ou atividades). Em outras situações, você pode encontrar maneiras diferentes de responder a um estressor.

Anote o que você pretende mudar em seu diário. Se não estiver escrito, não é um objetivo.

3 . Faça um plano

Depois de definir metas em relação ao que deseja mudar, você pode começar a fazer um plano para ajudá-lo a fazer essas mudanças.

Você vai mudar sua dieta ? Você vai precisar parar de gastar tempo (ou tanto tempo) com certas pessoas? Existem certas atividades que você precisa limitar?

Escreva seu plano e priorize quais itens você deseja alterar primeiro, seja começando com um item fácil ou apenas o item que você considera mais importante.

4 . Agir

Agora que você tem um plano, é hora de agir.

Você pode querer tentar mudar tudo de uma vez, mas se pensar nisso lhe causa mais estresse, não faça isso.

Muitas vezes é mais fácil trabalhar em pequenos passos, mudando uma coisa de cada vez. Isso permitirá que você concentre sua energia e faça mudanças totalmente sem cortar custos.

Concentre sua energia em uma única coisa que você pode mudar, seja remover um item alimentar, abordar uma pessoa que está causando estresse ou ajustar seu nível de atividade.

5 . Avalie

À medida que você fizer cada mudança com sucesso, avalie como essa mudança afeta você.

É aconselhável continuar a manter um diário durante este período. Isso permitirá que você realmente veja pequenas melhorias, que de outra forma você não perceberia. A mudança diminui seus níveis de estresse, dor ou fadiga?

À medida que você melhora uma área, você pode passar para outra área e começar a fazer alterações nela. Continue a acompanhar à medida que avança para que possa ver o resultado de cada alteração que fizer. Isso irá ajudá-lo a ficar motivado.

6 . Ajuste

Seu plano provavelmente nunca estará completo. Não deixe isso te estressar.

É assim que a vida funciona, estamos constantemente mudando e nos ajustando. À medida que você descobre o que funciona ou não, você precisará fazer ajustes.

Mudanças em sua vida podem significar que uma mudança que funciona em um momento pode não funcionar mais tarde. Avalie e ajuste continuamente conforme necessário.

Você pode achar que deseja manter um diário a longo prazo para ajudá-lo a identificar pequenas mudanças em sua vida que podem aumentar os sintomas.

Descobri que depois que minha saúde melhorou e comecei a me sentir melhor, às vezes ocorria o aparecimento de sintomas. Meus sintomas começaram a piorar lentamente sem que eu percebesse, até que fossem ruins o suficiente para que eu realmente tivesse que fazer alguma coisa. No entanto, se eu estivesse mantendo um diário, poderia ter notado mudanças mais cedo e feito ajustes antes de atingir um sinalizador.

Seus amigos e familiares podem fornecer apoio e ajudar a reduzir seu estresse. Não tenha medo de entrar em contato com seus amigos e familiares. Seja aberto e honesto com eles sobre o que você precisa. Eles podem ajudá-lo a eliminar um estressor ou pelo menos sugerir maneiras alternativas de lidar com ele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *