Exercício físico na terceira idade

Envelhecer é natural, faz parte do ciclo da vida, e com o envelhecimento é normal que algumas doenças se manifestem e algumas capacidades se tornem limitadas pela perda de massa muscular e do enfraquecimento dos ossos. A consequência disso é a pouca disposição, o acúmulo de gordura e a lentidão do metabolismo. Sabendo disso, é possível retardar ou até mudar essas implicações do tempo? A resposta é SIM!

A prática de exercícios físicos está associada à longevidade, principalmente se tratando da terceira idade.

Por que fazer exercícios físicos?

A prática de exercícios físicos para idosas é altamente recomendada. Seus benefícios, além dos impactos físicos, por exemplo prevenção de doenças crônicas e cardiovasculares, também permite a autonomia e melhora o humor, já que suar a camisa também significa liberar serotonina e endorfina, hormônios do bem estar. Praticar esportes, fazer caminhada, natação, são alguns exemplos.

Com a promoção de uma vida mais ativa, a terceira idade vai sentir mais energia e confiança no próprio dia a dia, o risco de doenças psicossociais como depressão e ansiedade caem, melhora a qualidade do sono, além de ajudar com a autoestima

Prevenindo quedas

Com a idade surgem doenças que afetam os ossos e consequentemente o equilíbrio é quase certo, o corpo se desgasta, a força vai embora e o risco de quedas aumenta.

Ao optar por uma vida mais ativa, o condicionamento físico muda, aumenta, assim como a habilidade de começar e terminar tarefas sem desgaste ou riscos de lesões ou fraturas. O idoso recupera a massa muscular, e previne o aparecimento de doenças como osteoporose, artrite e artrose. A capacidade aeróbica oferece resistência, a coordenação volta e a flexibilidade também.

Quais exercícios são indicados?

Para decidir qual é o melhor exercício para o idoso é importante a ajuda médica, sabendo das patologias e riscos, ele orientará a melhor forma de começar com segurança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *