Isso é dor de cabeça ou enxaqueca?

A enxaqueca ou cefaleia é um distúrbio que afeta o sistema nervoso, como uma corrente elétrica que se espalha pelo cérebro estimulando várias áreas em uníssono, causando uma “sobrecarga” e liberando uma inflamação dolorosa que pode causar dor latejante, sensibilidade a luz, náusea e vômito. A enxaqueca pode ir das mais comuns até as mais graves e com maior recorrência, podendo ser causadas por falta de sono, fome, cansaço, entre outros.

Estima-se que a enxaqueca atinja mais de 30 milhões de brasileiros, sendo que a maior parte são mulheres. Antes da puberdade os números se equiparam, mas após a chegada da puberdade a proporção muda e passa a ser três vezes mais comum entre o pessoas do sexo feminino.

Sente dor de cabeça na TPM?

A enxaqueca menstrual se inicia no período pré, na TPM, aos poucos e tende a aumentar ao se aproximar do início do ciclo. Seu principal fator é a queda do estrogênio, que também é responsável pelas mudanças de humor, dores de cólica, náuseas e dores no corpo.

Em um contexto geral todos esses sintomas são considerados normais, entretanto se persistirem ou atingirem picos grandes, indo além do incômodo e do comum, é recomendado consultar um médico neurologista ou ginecologista para que haja um diagnóstico preciso e um tratamento específico.

Gestantes também sentem enxaqueca?

A ocorrência de dores de cabeça durante o início da gravidez é comum, todavia os níveis de dor e sintomas secundários são variáveis e devem ser observados com cautela. A enxaqueca neste período podem trazer mudanças maiores de humor, distúrbios do sono, aumento de náuseas e vômito, por isso é importante prestar atenção em cada crise, levando também em consideração o risco de pré eclâmpsia ( hipertensão arterial que pode causar eclâmpsia) e outros problemas.

Seu anticoncepcional também pode ser vilão

Anticoncepcionais, pílulas contraceptivas, carregam quantidades variadas de estrogênio, o que pode causar ou diminuir a enxaqueca. Alguns estudos comprovam que as ocorrências de AVC em mulheres que sofrem com dores de cabeças frequências causados por pílulas só aumenta, apesar de que esses riscos tornam-se maiores quem possui a chamada enxaqueca com aura*.

Além das dores de cabeça, a enxaqueca aura afeta a visão, entre outros sintomas físicos. Ainda sem uma definição de causa, este tipo de cefaleia deve ser diagnosticada por um especialista, já que seus sintomas vão de manchas no campo de visão a suor em excesso e por isso talvez seja indicado uma mudança de hábitos.

Qual o melhor tratamento?

Nenhum tipo de enxaqueca deve ser negligenciado e nem tratado de forma leviana, se automedicar pode causar riscos a curto e a longo prazo, principalmente em gestantes, procurar um especialista é IMPRESCINDÍVEL assim como manter uma rotina saudável, que também pode ser uma forma de preventivo.

Sabe-se que para cada tipo de enxaqueca é indicado um tratamento específico, então se há alguma identificação com algum dos sintomas aqui citados um médico deve ser consultado para assim passar o melhor caminho a se seguir, seja ele com terapias alternativas, ou pílulas analgésicas. A automedicação pode causar agravamento de casos e problemas maiores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *