Sintomas de anemia: como saber se a pessoa está com a doença?

Anemia é uma redução na quantidade de hemoglobina, um pigmento presente nas células vermelhas capaz de carregar o oxigênio pelo organismo, por meio do sangue circulante.

A anemia pode ocorrer devido às mais diversas causas, sendo a principal a deficiência de ferro. A deficiência de ferro é o problema nutricional mais prevalente no mundo, afetando 33% das mulheres não grávidas, 40% das mulheres grávidas e 42% das crianças em todo o mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde. 

Os sintomas de anemia são diversos. A intensidade do quadro varia de acordo com certos fatores. Dentre estes pode-se citar o uso de medicações, o estado físico do paciente, a rapidez com que se instalou a doença e a capacidade do indivíduo de compensar o déficit de hemoglobina. 

Uma vez que a anemia é uma condição de elevada prevalência na população e apresenta  sintomas diversos,  é importante reconhecê-los e saber quais as principais causas dessa condição.

Quais são os primeiros sintomas de anemia?

Os primeiros sinais, decorrentes da baixa oferta de oxigênio aos tecidos são:

Além dos sintomas, outras consequências da anemia são: diminuição da produtividade no trabalho, diminuição da capacidade de aprendizado, retardamento do crescimento, apatia, perda significativa de habilidade cognitiva, baixo peso ao nascer e mortalidade perinatal. 

Quais as causas da anemia?

A anemia pode ocorrer de maneira aguda ou crônica e devido às mais diversas causas. A aguda denota uma queda súbita das hemoglobinas carregadoras de oxigênio na circulação, geralmente ocasionada por hemorragias ou destruição das células vermelhas sanguíneas (hemácias) em um processo chamado hemólise.

Essas situações decorrem, normalmente, de traumas ou de repercussões ligadas a doenças, como a anemia falciforme e a coagulação intravascular disseminada.

Já as anemias crônicas são as mais comuns e as mais variadas. Elas podem ocorrer como consequência de diversas situações:

Qual é o tratamento da anemia?

As anemias causadas por deficiências são tratadas, preferencialmente, através da educação do paciente. A adoção de uma dieta saudável e balanceada proporciona a ingestão dos minerais e vitaminas necessários ao funcionamento natural do organismo. 

Na persistência do quadro anêmico relacionado à má alimentação, o tratamento será realizado através de medicações orais, com o intuito de repor a substância faltante no organismo. A falta de ferro no organismo pode ser suplementada através dos seguintes fármacos:

Agora, no caso das anemias por deficiência de vitamina B12 e ácido fólico, a suplementação vitamínica será avaliada e, caso o profissional de saúde ache necessário, recomendada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *