SISTEMA IMUNOLÓGICO

O sistema imunológico é o que garante proteção ao nosso corpo, evitando que substâncias estranhas e patógenos afetem negativamente nossa saúde.

A imunidade pode ser classificada em inata e adquirida. A primeira apresenta uma resposta ampla e os indivíduos já nascem com os mecanismos que a promovem, na segunda as respostas são mais específicas e o indivíduo a desenvolve durante sua vida.

O sistema imunológico é formado por diferentes células, ele garante o reconhecimento de células e substâncias estranhas, destruindo ou neutralizando os invasores, tornando-se fundamental para garantir que o corpo desenvolva ou não uma doença.

IMUNIDADE INATA E ADQUIRIDA

A imunidade inata é a que o indivíduo possui desde o seu nascimento, nela temos barreiras naturais agindo, como pele e mucosas, e também agentes internos, como leucócitos e células fagocíticas.

A imunidade adquirida ocorre ao longo do desenvolvimento do indivíduo e é mais especializada. Para ser desenvolvida, necessita do contato com um agente invasor, ativando determinadas células e a síntese de anticorpos.

MEMÓRIA IMUNOLÓGICA.

A memória imunológica é responsável pela defesa do nosso organismo a longo prazo. Quando somos expostos a um agente causador de uma doença, temos a formação de células de memória, as quais sobrevivem por vários anos. Quando somos expostos novamente à mesma ameaça, a resposta do nosso sistema imune é ainda mais rápida e forte, devido as células de memória.

IMUNIDADE BAIXA.

A imunidade baixa pode ser percebida quando o organismo dá alguns sinais não sendo capaz de combater os agentes infecciosos, como vírus e bactérias, fazendo com que a pessoa fique doente com mais frequência e apresenta sintomas como calafrios, febre e infecções recorrentes.

Os principais sintomas de imunidade baixa são:

• Infecções recorrentes, como amigdalite ou herpes;

• Doenças simples que acabam se agravando facilmente;

• Febres frequentes e calafrios;

• Olhos frequentemente secos;

• Cansaço excessivo;

• Náuseas e vômitos;

• Diarreia por mais de duas semanas;

• Manchas vermelhas e/ou brancas na pele;

• Queda de cabelo acentuada.

Para melhorar a imunidade é importante que a pessoa mude os hábitos de vida, incluindo atividades física no dia a dia e melhorando hábitos alimentares, dando preferência a alimentos que estimulam o funcionamento do sistema imunológico e ingerindo suplementos vitamínicos para repor o que está em falta no corpo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *