TERAPIA ALTERNATIVA OU COMPLEMENTAR: QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

A terapia alternativa é aquela que utiliza técnicas naturais provenientes da medicina alternativa e holística, realizando tratamento de males emocionais, energéticos e físicos. 

Um método de terapia antigo, desenvolvido na idade média para auxiliar pessoas de menores condições financeiras que viviam em povoados, pois essas não tinham condições de pagar pelos tratamentos mais sofisticados com os médicos da época, já que o método de terapia alternativa era aplicado por mulheres que sofriam inúmeras discriminações e era chamadas de “bruxas”.

Nos dias atuais muitas terapias ditas alternativas são reconhecidas e recomendadas pela OMS, complementando muitos tratamentos convencionais.

ALGUNS TIPOS DE TERAPIAS ALTERNATIVAS:

• Acupuntura;

• Terapia de Florais;

• Homeopatia;

• Fitoterapia;

• Meditação;

• Reflexologia, etc..

1- Quais as diferenças entre um método e outro?

Todas seguem o mesmo intuito de auxiliar o indivíduo a amenizar problemas com depressão, estresse, ansiedade e equilíbrio energético. Porém cada um segue um método diferente para realizar cada terapia. A Acupuntura é feita por meio de agulhas, os Florais são feitos por meio de essências compostas por plantas, a Homeopatia é feita através de remédio introduzido no paciente e por aí vai..

2- Como eu sei qual método é o certo pra mim?

A Terapia alternativa serve como um complemento para a psicoterapia, que seria a terapia convencional, a melhor forma de você saber qual o método ideal para você seguindo as recomendações do seu psicólogo.

3- E a meditação, como ela funciona?

A meditação é a cura interior do indivíduo, ajudando a combater a ansiedade, desacelerando pensamentos e reduzindo emoções negativas. A meditação vem com o intuito de provar a necessidade de silenciar a mente, viver no presente, não dar importância para situações que fogem do nosso controle e principalmente: se autoconhecer.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre os tipos de terapias alternativas, o que acha de cuidar da sua saúde mental? Afinal, “mente sã, corpo são!”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *