Precisamos falar sobre endometriose,

A endometriose é uma doença sem cura, de difícil diagnóstico e que acomete mulheres do mundo todo. Caracterizada com sintomas como dores e sangramentos causada pela presença da camada do endométrio fora do útero.

Seu diagnóstico leva de 7 a 10 anos para acontecer. Isso acontece porque não é tão fácil identificar, já que a doença se espalha por órgãos que não interferem na anatomia macroscópica. A algum tempo seu diagnóstico só era possível com cirurgia, e nos dias de hoje em alguns casos ainda se trata dessa maneira.

O que é o endométrio?

O endométrio é um tecido que cresce durante o início do ciclo menstrual e se transforma depois da ovulação, normalmente cobre a cavidade uterina para que um possível embrião seja desenvolvido. Quando a menstruação vem, ele descama e volta a crescer novamente quando o outro ciclo começa. Crescendo em outras regiões o processo é o mesmo, todavia ao descamar acontece uma inflamação seguida de fibrose, deixando alguns vestígios de sangue e restos de células chamadas endometriomas.

Causa

Todas as causas da endometriose são possibilidades e especulativas. Uma das suspeitas é a menstruação retrógrada que sai do endométrio (parede uterina) e sai pelas trompas uterinas em direção aos ovários e cavidade abdominal. É normal que o sistema imunológico identifique, entretanto uma falha nele também pode ser uma contribuição para a endometriose.

Ainda há outras possibilidades como a teoria da disseminação linfática e celômica (anormalidades que envolvem células e crescimento em regiões disformes).

Saiba quais os sintomas e sinais

Os sintomas da endometriose podem variar muito, mas o mais recorrente é a dor pélvica (mais forte durante a menstruação) e dor durante o ato sexual. Os níveis de dor e frequência  também não são um padrão, o que é um fator que contribui para dificultar o reconhecimento da doença.

Constipação, sangramento, dor na parte inferior das costas, náuseas e até gases são alguns sintomas que, em conjunto, podem indicar endometriose.

Diagnóstico

Efetivamente, o diagnóstico da endometriose é feito por meio de biópsia, entretanto muitas vezes este procedimento é descartável e o tratamento se inicia apenas pelos sinais e sintomas. A laparoscopia (procedimento cirúrgico minimamente invasivo), é cada vez mais solicitada para o reconhecimento das lesões.

Quando há indícios de endometriose o melhor a se fazer é buscar um profissional da área, já que se trata de uma patologia progressiva e de difícil diagnóstico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *