Gravidez e endometriose

A endometriose é uma doença sem cura, de difícil diagnóstico e que atinge mulheres do mundo todo, muitas vezes causando infertilidade e até mesmo problemas durante a gestação. Quando isso acontece,, geralmente ocorre porque houve uma liberação em excesso de hormônio dificultando a ovulação e dificultando o processo de fecundação, enquanto com mulheres já gestantes, pode ocorrer o aborto devido a espasmos e contração do útero.

Maiores riscos de endometriose na gravidez

Os riscos principais da endometriose na gravidez são:

Apesar da endometriose poder interferir diretamente na gestação ou na tentativa dela, pode ocorrer da paciente com a patologia engravidar e não haver sintomas ou grandes complicações, da mesma forma que sim, a endometriose pode interferir e manifestar os riscos citados acima.

Tratamento para endometriose na gravidez

Não é necessário tratamento da patologia na gravidez, procedimento cirúrgico só é indicado se houver risco para a paciente ou para o bebe. Para muitos médicos é aconselhável esperar até o nascimento para que se inicie qualquer intervenção

Gravidez cura endometriose?

Geralmente a gravidez melhora sintomas de endometriose durante o período gestacional, a contrapartida também é possível que haja uma piora da doença durante os primeiros meses. Não se sabe o que realmente causa essa melhora, mas acredita-se que se deve aos grandes níveis de hormônio da progesterona e que desacelera o surgimento de mais lesões. Outra hipótese, é a ausência de menstruação. 

A piora que chega para algumas mulheres nos primeiros meses pode ser devido ao expandimento do útero que acaba repuxando as lesões já existentes e também os níveis de estrogênio.

É importante ressaltar que qualquer melhora da patologia durante o período gestacional é temporário e que tudo pode voltar após o período de amamentação, já que continua ocorrendo a liberação de hormônio .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *