O que é menopausa?

A menopausa é a queda natural dos números de hormônios produzidos pelo corpo de uma mulher a partir de uma determinada idade. É um processo natural que tem tratamentos para conter os sintomas que vão de variação de humor até ondas de calor ou frio que desassociam o clima. 

É uma fase que precede a interrupção da menstruação e costuma ocorrer entre 48 e 50 anos, muito apesar de atingir algumas mulheres precocemente na faixa dos 40 anos ou antes, por causa de genética ou agentes externos, como quimioterapia, radioterapia e etc. É indicado que, em qualquer caso, haja um acompanhamento ginecológico e, em alguns, reposição hormonal.

Como sei que estou na menopausa? O que vou sentir?

Antes do fim, o processo: perimenopausa.

A menopausa não chega sem avisar ou de uma hora para outra, os ovários param de funcionar com o tempo. A transição para a menopausa é chamada de perimenopausa, as alterações menstruais que antecedem a própria menopausa; geralmente começam quatro anos antes Durante a perimenopausa, ainda é possível engravidar – os anos reprodutivos de uma mulher estão acabando e, mesmo que 

seus períodos possam se tornar mais imprevisíveis, seus ovários ainda estão funcionando, ainda que de maneira irregular.

Riscos

Durante o período da menopausa e de todo seu tratamento, é preciso saber que há riscos de doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporose e alguns cânceres. O motivo é a mudança nos níveis de estrogênio no corpo, que modifica a saúde vascular e o envelhecimento metabólico, neste caso algumas recomendações são feitas para a prevenção, como evitar tabagismo, álcool, carne vermelha e açúcar. Criar uma rotina de exercícios, alimentação saudável e controlar o peso.

Manter uma rotina saudável vai além das margens da menopausa, este cuidado é importante também no pós para melhor qualidade de vida.

Tratamentos

Sob orientação médica, alguns tratamentos podem dar um norte para quem está entrando na menopausa, como a reposição hormonal, vitaminas e em alguns casos até mesmo antidepressivos e calmantes. O período será indicado de acordo com cada caso.

Uma outra solução é a histerectomia, cirurgia de remoção de útero que tem ou não remoção dos ovários. Caso mantenha ovários, é possível que ainda haja menopausa pois é ele o responsável por liberar estrogênio e progesterona. Este método só é indicado em alguns casos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *