Tipos de endometriose

A OMS estima que só no Brasil sete milhões  de mulheres sofrem com endometriose, doença essa sem cura e de difícil diagnóstico, atinge cada vez mais em idade reprodutiva, muitas pessoas convivem com ela e não sabem. Além de identificá-la, é importante saber qual seu tipo, já que pode se manifestar de algumas maneiras; saiba quais são elas:

Endometriose superficial

A endometriose superficial é o tipo mais comum, podendo comprometer a superfície dos ovários e pode se estender até o diafragma, afetando tubas, bexiga e intestino. Seu diagnóstico é feito a partir de exames clínicos ou videolaparoscopia.

Quando a patologia ocorre, há um grande risco de infertilidade, já que a inflamação se estende pela região pélvica e provoca foliculogênese (maturação do folículo ovariano). Além disso, caso ocorra a gravidez, existe o risco de abordo espontâneo por conta de contrações uterinas.

Endometriose profunda

A contra partida da endometriose superficial, a profunda é grave, causa dor intensa durante, depois da menstruação e no ato sexual, dificuldade de urinar, sangramento, e outros. Neste caso, o tecido endometrial se estende por uma área maior e é mais espesso que o comum.

Suas lesões são mais profundas e pode alcançar apêndice, reto, vagina, bexiga, útero, intestino e ureteres. Também causa infertilidade. Possível ser identificada em exames de sangue rotineiros caso haja nódulos ou os próprios relatos de dores.

Não existe uma causa identificada para a endometriose profunda, mas especula-se a predisposição genética, ou seja passe de mulher para mulher dentro de uma mesma família.

Endometriose ovariana

Também conhecida como endometrioma, e endometriose ovariana acontece quando o tecido endometrial atinge os ovários formando cistos, geralmente maiores que dois centímetros, cheios de um líquido escuro. Apesar de benigna, esta patologia pode causar infertilidade, dores e sangramento. A escolha do tratamento é definida a partir de exames clínicos e com base na idade da paciente, mas quando o cisto passa de três centímetros o mais indicado é a cirurgia de retirada dele.

Remédios indicados para a endometriose são receitados apenas para alívio dos sintomas, já que são incapazes de acabar com o problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *