Osteoporose 

A osteoporose é uma doença silenciosa, sem sintomas e que afeta os ossos de forma que os torna suscetíveis a fraturas. Tês a cada quatro pessoas que sofrem com a doença são mulheres na pós-menopausa e sua causa é a queda de estrogênio natural, já que o com o passar dos anos acontece a diminuição hormonal.

Por não ter sintomas alarmantes ou mesmo perceptíveis, é importante que seja monitorada de perto por especialistas para evitar maiores problemas como artrite reumatoide, diabetes, leucemia, linfoma e outros.

Existe prevenção?

Levando em consideração que a parcela grande de mulheres afetadas, é possível se antecipar na prevenção de forma simples, como com a ingestão de alimentos com cálcio para o fortalecimento dos ossos (leite e seus derivados), consumir verduras e folhas (brócolis, espinafre, couve), evitar alimentos com muito açúcar e muito sal, evitar carne vermelha, expor-se ao sol pelo menos 20 minutos por dia em horários amenos (antes do meio dia), manter uma rotina de exercícios, evitar tabagismo, ter acompanhamento médico e manter a casa segura para evitar queda.

Mantenha sua casa segura

É importante que o seu lar também seja adaptável para você, sabendo que a osteoporose fragiliza seus ossos, alguns cuidados básicos. Pisos e tapetes antiderrapante, corrimão em escadas, interruptores perto da cama para evitar levantar no escuro, etc.

Diagnóstico

Mesmo que haja sintomas e uma desconfiança, é importante que você saiba que só um médico especialista é capaz de diagnosticar a osteoporose. Se autodiagnosticar ou se automedicar pode levar a problemas mais graves ou piorar seu quadro.

Mantenha uma alimentação e uma vida saudável, cuidar da saúde nunca é demais. Visite um médico  regularmente e se mantenha a par do que acontece no seu corpo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *