Anorexia

A anorexia é um distúrbio/transtorno alimentar que faz com que o indivíduo tenha uma distorção de imagem corporal que acarreta em atitudes como dietas, excesso de exercícios, indução ao vômito e o uso de laxantes e remédios emagrecedores. É um problema de cunho geral, mas que afeta mais mulheres jovens 

A perda de peso é a principal consequência, com ela os níveis baixos de imunidade, enfraquecimento dos ossos e outros problemas ainda mais graves como patologias cardíacas.

Sintomas

O sintoma que se sobrepõe ao restante é a perda de peso acompanhada da distorção de imagem

Causa e tratamento

A anorexia tem como fatores genéticos, sociais, neurológicos e psicológicos. Os padrões sociais são as principais causas citadas atualmente. Além disso, a exaltação de corpos magros imposto pela sociedade é o maior gatilho principalmente para jovens. 

Outros fatores de risco são: 

Não há medicação específica para a anorexia, entretanto algumas pesquisas estão sendo realizadas para que seja avaliado a importância da alteração nas contrações de neurotransmissores responsáveis pelo bem estar, como serotonina, desta maneira alguns antidepressivos podem contribuir para o alívio dos sintomas.

Todo diagnóstico é feito por meios terapêuticos a partir da história do paciente, contada por si mesmo ou pela família. É avaliado também as condições físicas, que em muitos casos já mostra sinais de desnutrição, anemia e desidratação, por isso avaliar o IMC (Índice de massa corporal) é extremamente importante nessa fase, pois pacientes que apresentam anorexia costumam ter um número menos do que 15% do limite inferior da normalidade do peso.

A recuperação acontece de forma gradual e o acompanhamento psicológico deve ser priorizado para que haja o equilíbrio do corpo novamente. A hospitalização só é indicada em casos mais graves para que haja controle do distúrbio e supervisão médica, entretanto se diagnosticada precocemente não será necessário e o tratamento passa a ser mais tranquilo desde que haja vontade do paciente de seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *