Compulsão alimentar

Os distúrbios alimentares são caracterizados pelo exagero quando o assunto é alimentação e esta é a principal característica da compulsão alimentar; comer mesmo sem fome ou vontade. De modo geral o compulsivo não tem controle sobre o que come, nem sobre o que ou quanto.

Este transtorno têm como gatilho crises depressivas, ansiedade, problemas hormonais ou a restrição (dietas muito inflexíveis). 

A compulsão alimentar tem cura.

Sintomas

Comer mais do que deveríamos é uma situação comum desde que aconteça esporadicamente. Quando se torna um hábito, o “comer demais” pode se transformar em um distúrbio.

Saiba quais os sinais:

Riscos associados a compulsão

Pessoas com compulsão tem mais risco de desenvolver doenças como: 

É importante frisar que apesar dos riscos, nem sempre são obesos aqueles que têm compulsão alimentar. Muitas vezes após o descontrole a pessoa se sente desconfortável e culpada, as chances de vomitar ou se restringir até a próxima crise são altas.

Compulsão alimentar e bulimia

A bulimia é um transtorno alimentar tal qual compulsão alimentar e anorexia. Acontece quando um indivíduo, após se alimentar, compulsivamente ou não, sente a necessidade de vomitar por sentir culpa.

A pessoa bulímica utiliza de métodos para se impedir de ganhar peso, geralmente acontece após uma crise compulsiva, onde ele come mais do que deveria ou do que acredita que deveria. É por isso que nem sempre quem tem compulsão alimentar é obeso.

Restrição não é uma opção

Se restringir não é a melhor opção. Deixar de comer com a crença de que isso vai trazer o controle de volta é um engano, visto que restrição gera compulsão, isso pode aumentar a incidência das crises e até acarretar outras doenças.

Assim como qualquer outro distúrbio alimentar, a compulsão deve ser tratada a partir de terapia; um acompanhamento psicológico e nutricional. Recomenda-se também a prática de esportes, meditação e yoga para que se elevem os níveis de endorfina e haja um trabalho sobre a ansiedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *