Lúpus, uma doença auto imune

Doença autoimune é um termo usado para definir uma doença que o sistema imunológico ataca o próprio corpo, nosso sistema que seria responsável por combater qualquer corpo estranho, vírus ou divergência, passa a ver proteínas de qualquer célula diferente como invasoras, desta maneira envia uma defesa para ataque; o sistema imunológico deixa de trabalhar de forma correta.

Doenças auto imunes são mais comuns em mulheres e não existe uma causa definida; o lúpus é um exemplo. Segundo estatísticas, uma a cada mil e setecentos mulheres no Brasil têm a doença.

Como age?

Lúpus é uma doença crônica que age de forma inflamatória que pode atingir diversos órgãos, seus sintomas costumam aparecer desde o nascimento, mas com crises que se manifestam entre 14 a 45 anos.

Seus sintomas mais comuns variam entre si:

Entre outros.

Tipos de lúpus

Dependendo do caso, o lúpus pode aparecer com sintomas comuns e ser confundido com outras doenças como artrite, artrose e até diabete, assim seu diagnóstico pode ser dificultado e adiado até que seja identificado. Para que seja direcionado o tratamento correto, após o diagnóstico, a etapa é descobrir qual o tipo.

Causa

Muitas pessoas já nascem com o lúpus porque normalmente sua causa é uma mutação genética que acontece durante o desenvolvimento ainda no útero da mãe, por conta disso é fato que não é algo contagioso ou transmissível. Apesar disso, outros agentes podem contribuir com o desenvolvimento da doença, como gênero (feminino), idade (geralmente entre 20 e 30 anos) e descendência (normalmente afro-americanas estão mais propensas). Fatores como a longa exposição ao sol, vírus infecciosos e uso de alguns medicamentos podem estimular seu desenvolvimento.

Tratamento

Para o tratamento do lúpus, um reumatologista deve ser considerado para avaliar qual o tipo de doença e a frequência dos seus sintomas. Como não existe uma cura de fato, alguns remédios são indicados para ajudar nos períodos de crise como anti-inflamatórios, anti maláricos, corticoides e imunossupressores.

Durante o tratamento, alguns hábitos devem ser adotados para evitar que os sintomas se manifestem; passar protetor, dormir bem, usar roupas que protegem do sol e manter uma alimentação saudável com alimentos que tenham propriedades anti-inflamatórias e pouco açúcar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *