Vitiligo

O vitiligo é uma doença de cunho autoimune, não transmissível que se caracteriza pela perda células responsáveis pela produção de melanina, que é responsável por dar cor a pele. A perda de coloração acontece porque o próprio corpo para de reconhecer os melanócitos.

Essa patologia não é contagiosa e não causa nenhum prejuízo a saúde além da autoestima. Por isso recomenda-se acompanhamento psicológico.

Tipos e sintomas

Alguns pacientes não relatam outro sintoma se não às lesões na pele, enquanto outros apresentam sensibilidade.

EM relação aos tipos de vitiligo, pode-se encontrar dois:

Aparece apenas em uma parte do corpo, geralmente em pessoas mais jovens e é possível que pelo e cabelo também percam a cor.

Sendo o tipo mais comum, este se manifesta em ambos os lados do corpo. Normalmente essas lesões aparecem nas mãos, pés, se espalhando para outras partes do corpo em ciclos que vem e vão, estagnam e se desenvolvendo.

Prevenção

Não se pode prevenir o vitiligo em vista que está é uma patologia que certa de 30% dos casos tenham histórico genético. Entretanto pessoas que tem pré disposição devem toma alguns cuidados para que não se precipite o desenvolvimento das manchas ou aumentar as que já existem, como evitar muita exposição ao sol.

Diagnóstico e tratamentos

O diagnóstico do vitiligo pode ser feito através de um dermatologista que dependendo do caso pode solicitar um biópsia e exame de sangue para descartar qualquer outra patologia relacionada, semelhante ou autoimune.

O tratamento vai ser definido após descartes e a descoberta de qual tipo se trata. Algumas opções de medicamentos para indução de repigmentação podem ser escolhidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *