CELULITE: CAUSAS E TRATAMENTO.

Causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, a celulite é a inflamação do tecido celular. Cientificamente conhecida como Lipodistrofia Ginóide (LDG), a celulite causa aspecto “ondulado” da pele em áreas como nádegas, coxas e até braços. É causada por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. A genética é uma delas, mas, sexo, etnia, biotipo, distribuição de gordura e peso, flacidez cutânea e sedentarismo, alterações circulatórias, problemas hormonais, má alimentação e até o stress, estão relacionados com o desenvolvimento da celulite. 

A melhor forma de prevenir a celulite é ter hábitos saudáveis, como alimentação rica em proteínas e fibras, ingerir bastante água, parar de fumar, exercitar-se, manter-se no peso ideal, usar cremes que melhorem a circulação, a drenagem de líquidos e a flacidez. Procedimentos como a drenagem linfática, a radiofrequência, o ultrassom micro e macro focado e a aplicação dos bioestimuladores são grandes armas que têm ajudado a mudar o tratamento de celulite. A celulite não é uma condição médica grave, mas pode causar desconforto nas mulheres por causa da aparência que confere à pele.

Existem vários fatores para uma pessoa desenvolver celulite. O excesso de peso é um fator determinante, mas muitas mulheres que têm o peso normal, ou mesmo abaixo do normal, podem apresentar uma alteração no equilíbrio entre a quantidade de gordura do corpo e a massa muscular. Então, uma mulher magra pode ter uma proporção maior de gordura e menor de musculatura, mantendo normal ou baixo o seu peso final. Este excesso de gordura, associado à ação dos hormônios femininos e alterações na microcirculação e nos e linfáticos acabará formando celulite. Existem também fatores externos como cigarro, estresse, má alimentação, poluição e falta de exercícios físicos.

O diagnóstico de celulite envolve apenas um exame físico. Ao chegar para sua consulta, o médico ou dermatologista irá diagnosticar e classificar sua celulite somente analisando a situação da pele afetada. A ocorrência da celulite é bem mais comum entre as mulheres do que entre os homens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *