O que a Prisão de ventre e suas causas

É um distúrbio caracterizado pela dificuldade persistente para evacuar. As causas mais comuns são poucas fibras, poucos líquidos, sedentarismo e consumo excessivo de proteína animal. Não existe um padrão para classificar a frequência normal de funcionamento dos intestinos, que pode variar de 3 a 12 vezes por semana.

A prisão do ventre pode, ainda, estar associada a doenças do cólon e do reto, como diverticulose, hemorróidas, fissuras anais e câncer colorretal.

Estresse, depressão e ansiedade são outras ocorrências capazes de interferir nos hábitos intestinais.

A complicação mais comum da constipação é o fecaloma, massa compacta de fezes endurecidas que interrompe o trânsito intestinal.

Sintomas

Os sintomas podem variar de uma pessoa para outra, porém os mais caracterizados são:

– Número reduzido de evacuações;

– Dificuldade para eliminar as fezes que se apresentam ressecadas;

– Sensação de esvaziamento incompleto.

Desconforto, distensão e inchaço abdominal, mal-estar, gases e distúrbios digestivos são manifestações também estão relacionadas com a prisão de ventre.

Diagnóstico

Exames de laboratório, como hemograma e sangue oculto nas fezes, e de imagem são importantes para determinar as causas do distúrbio, estabelecer o diagnóstico e conduzir o tratamento.

Tratamento

Basicamente o tratamento é fazer o consumo de fibras como legumes, verduras, frutas, cereais integrais, de alimentos com propriedades laxativas, como o mamão e a ameixa, suplementos com fibra.

Também deve-se beber bastante água, aproximadamente dois litros por dia, praticar atividades físicas também é uma opção.

Em alguns casos, pode ser necessário prescrever o uso de supositórios e de enemas para facilitar a eliminação das fezes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *