Como a fibromialgia é tão dolorosa e como é a dor?

Muitas vezes me perguntam se a fibromialgia é tão dolorosa quanto as pessoas dizem e, em caso afirmativo, como é essa dor? Não é uma pergunta fácil de responder porque a fibromialgia e a dor resultante são complicadas. No entanto:

Sim, a fibromialgia é incrivelmente dolorosa

Não é um tipo de dor, existem várias maneiras de sentir essa dor.

Dores musculares com fibromialgia

Este é provavelmente o tipo mais familiar de dor da fibromialgia. É quando seu corpo dói todo, e você não consegue decidir o que dói mais ou menos. Parece a pior gripe que você já teve e não passa. Você acorda de manhã sentindo que alguém bateu em você na noite anterior, mas não há uma marca em você. É um tipo diferente de dor do que acontece com os músculos se você se exercita demais, de alguma forma parece mais penetrante, profundo em seu corpo e mais abrangente. Em vez de durar alguns dias, nunca para.

A fibromialgia é dolorosa por causa da hiperalgesia

Aumento da dor a partir de um estímulo que geralmente provoca dor.

É quando algo te machuca mais do que deveria. Por exemplo, quando alguém me cutuca deve ser momentaneamente doloroso, mas a dor do toque pode durar mais dez minutos. Ou quando eu corro para o canto do balcão (o que acontece com muita frequência), deve doer por alguns segundos, mas estou doendo por uns bons trinta minutos. Ou quando faço uma caminhada muito longa, meus músculos devem estar doloridos, mas não devo ficar preso na cama por uma semana com dores insuportáveis.

Sensibilização Central/Alodinia

Dor devido a um estímulo que geralmente não provoca dor

Uma teoria é que as pessoas com fibromialgia são mais sensíveis à dor e outras sensações, como ruído, luzes piscando, cheiros, etc. Com fibromialgia nossos corpos podem ter dificuldade em processar as coisas de uma só vez. Somos incapazes de sintonizar as coisas e nossos sentidos estão bombardeando nossos cérebros com informações que eles não conseguem lidar. Um estudo realizado pela Universidade de Michigan descobriu que os níveis de dor de pessoas com fibromialgia estavam diretamente ligados aos seus sistemas sensoriais. Quanto mais sintomas sensoriais, maior a pontuação de dor e mais capacidade é reduzida.

Alodinia

Com alodinia, o menor toque é doloroso e a roupa parece uma tortura. Você pode até sentir a dor ao deitar na cama à noite, porque os lençóis e os cobertores parecem estar atacando sua pele. Mesmo que você saiba que eles devem ser suaves, eles parecem estar tentando piorar sua dor. Da mesma forma,  a ATM é outra parte da sensibilização central que pode fazer com que pequenos problemas pareçam tortura.

Não há escapatória permanente dessa dor. Existem alguns medicamentos para fibromialgia, mas muitos não são especialmente eficazes para a dor (e você nunca terá acesso a opióides , que realmente funcionam para muitos).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *