7 coisas que você deve parar de fazer se quiser diminuir o estresse

Eu falo muito sobre estresse aqui, porque realmente é um fator chave para como nos sentimos. Quando sentimos mais estresse, nos machucamos mais, ficamos mais cansados, geralmente nos sentimos pior. Mas, parte do problema com aqueles de nós com fibromialgia e outras doenças crônicas é que nosso medidor de estresse está constantemente ligado, fazendo com que sintamos mais estresse quando muitas vezes não há estresse. Sentimos as coisas como estressantes que não deveriam ser, levamos as coisas muito para o lado pessoal, ativando mais estresse.

Honestamente, percebi nos últimos anos que existem várias ações pelas quais sou culpado que realmente contribuem para o meu estresse. Por isso, estou fazendo e tenho feito um esforço conjunto para mudar meus próprios comportamentos e a maneira como percebo as coisas. Aqui estão algumas dessas ações que estou fazendo um esforço para parar.

1. Pare de levar as coisas para o lado pessoal – quando estamos estressados, tudo se torna pessoal. Cada pequeno comentário é tomado como um ataque pessoal. Lemos mais em um comentário do que realmente existe e, em vez de alguém ter que apertar nossos botões de propósito, eles parecem fazer isso com cada comentário e cada ação. A realidade é que não é tudo sobre mim. Na maioria das vezes, a pessoa que fazia os comentários nem me tinha em mente e não significava absolutamente nada com o comentário. Eu apenas levei para o lado pessoal quando nada pessoal estava lá. Honestamente, eu arruinei algumas amizades simplesmente levando para o lado pessoal coisas que não eram assim.

2. Pare de ser uma vítima – acho que às vezes fazemos isso porque queremos atenção e às vezes fazemos isso apenas porque ficamos tão presos ao negativo da vida que nos concentramos nisso a ponto de começarmos a nos sentir como o mundo está fora para nos pegar. O mundo não está atrás de mim! Acho que muito poucas pessoas fazem isso intencionalmente, mas quando ficamos presos ao negativo, tendemos a cair na vitimização. Nós nos concentramos em todas as coisas que dão errado e começamos a realmente acreditar que as pessoas estão fazendo coisas intencionalmente para dificultar nossa vida. Não é verdade.

3. Pare de focar no negativo – Às vezes é muito fácil focar simplesmente no negativo. A única maneira de realmente quebrar esse ciclo é começar a perceber o quão focado você está no negativo e fazer um esforço para ver o positivo. Meu psicólogo me fez simplesmente anotar cada pensamento negativo que eu tive (incluindo todos os “deveria”). Apenas fazer isso me ajudou a reduzir o pensamento negativo e começar a transformar esses pensamentos negativos em pensamentos realistas ou positivos.

4. Pare de ser ingrato – A gratidão é altamente subestimada e é realmente uma das melhores maneiras de deixar de ser negativo. Quando você se encontrar focado em algo negativo, force-se a pensar em algo pelo qual você é grato naquele momento. Há muitas coisas para agradecer e nunca devemos desconsiderar isso. Nas profundezas do meu desespero, no entanto, encontrei muitas vezes em que faria exatamente isso. Eu parava para pensar no que eu era (ou deveria ser) grato e me via descontando cada item que eu achava. Não podemos fazer isso. Quando realmente pensamos sobre o que devemos ser gratos, não podemos ser negativos.

5. Pare de deixar suas emoções controlarem sua vida – Temos que aprender a controlar nossas emoções em vez de permitir que elas nos controlem. Muitas vezes isso significa obter ajuda. Lembro-me de anos atrás (antes de ser diagnosticado). Cheguei em casa chateado com o mundo. Entrei em uma gaveta na cozinha para pegar um utensílio para cozinhar e estava tão cheio que ficou preso. Eu tive um ataque (literalmente) e tirei todos os itens da gaveta e joguei no chão, tudo isso enquanto chorava de frustração. Eu estava sofrendo mentalmente e fisicamente e isso estava sendo exibido nessa birra. Eu precisava de ajuda para lidar com isso. É difícil controlar suas emoções quando você está sofrendo, mas temos que aprender a fazer isso para não descontar nossa dor nos outros. Não podemos deixar que nossas emoções controlem nossas vidas e ditam nossas ações, mas temos que aprender a controlar nossas emoções.

6. Pare de procurar validação externa – eu luto muito com isso. Todos queremos elogios, todos queremos ser reconhecidos por nossas realizações. Mas, a validação externa só dura naquele momento e então precisamos de mais. Quando podemos nos validar e nos dar tapinhas nas costas, reconhecer nossas próprias realizações, podemos ser realmente felizes a longo prazo.

7. Pare de ser mau consigo mesmo – Se alguém nos dissesse em voz alta as coisas que dizemos a nós mesmos dentro de nossas próprias cabeças, nós estaríamos. No entanto, dizemos a nós mesmos coisas que nunca diríamos a outra pessoa, muito menos deixamos que nos digam. É hora de começar a ser gentil consigo mesmo, dizer coisas boas. Quando você se pegar falando negativamente dentro de sua cabeça, pare, pense e depois diga algo gentil.

Cada uma dessas ações aumenta o seu estresse. Cada uma dessas ações que você interrompe diminui seu estresse e permite que você se cure mental e fisicamente. Se quisermos desligar a resposta ao estresse, temos que começar com coisas que podemos controlar, e não há nada que possamos controlar mais do que nossas próprias mentes e ações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *