Entenda a prisão de ventre

A constipação intestinal ou também conhecida como prisão de ventre é um problema que ocorre quando o indivíduo tem a dificuldade da evacuação de suas necessidades (fezes), mesmo sentindo grande necessidade.

Os sintomas podem durar poucos dias ou se agravando e com necessidade de ir em busca do especialista, em casos considerados relativamente leve é indicado uma boa alimentação com alimentos ricos em fibras, ingestão de líquidos e atividades físicas, no caso de um tratamento mais sério é indicado uma lavagem intestinal, que facilita para o indivíduo a evacuação com mais liberdade.

É recomendado que cada indivíduo faça no mínimo a evacuação duas vezes na semana e sentindo necessidade faça a evacuação de suas fezes, caso contrário deve se ter atenção e analisar os sintomas, os sintomas com mais destaque são: dificuldade de evacuação e grande esforço durante a necessidade; sensação de barriga pesada; gases; cólicas; desconforto abdominal e necessidades com aparência secas ou endurecidas. Com decorrência desses sintomas podem levar complicações como o fecaloma, que é uma massa fecal que endurece e fica preso dentro do cólon da pessoa, consigo impedindo que as fezes sejam evacuadas normalmente.

Constipação na gravidez e menopausa

Devido ao fato do aumento da progesterona, a falta de atividades físicas, suplementação à base de ferro e aumento do tamanho do útero. O parto normal encadeia para o agravamento da prisão de ventre, com o esforço realizado enfraquece os músculos do assoalho pélvico. Já com o fim da menstruação é recorrente a queda do nível de estrogênio, automaticamente passam a ir menos ao banheiro.

Depressão

De acordo com estudos, o gênero feminino tem 2 (duas) vezes mais chances de desenvolver a depressão que os homens. Reduzir o estresse e ansiedade ajudam a diminuir ou eliminar a constipação, os transtornos de humor modificam hábitos intestinais.

Como tratar a prisão de ventre?

O tratamento tem como finalidade proporcionar melhor qualidade de vida e aliviar os sintomas, é indicado a mudança alimentar e a prática de atividades físicas, são dois fatores muito benéficos. Na alimentação se recomenda uma alimentação rica em fibras com couve,ameixas e mamão, além do aumento da ingestão de líquidos, em relação às atividades é recomendável a realização de exercícios que ajudam na movimentação do abdômen.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *