Padrões de beleza do século 21

O que são padrões? O bonito é realmente bonito? O que faz um corpo perfeito? Com o passar dos anos os modelos de beleza tem se reinventado, mudado, hora exaltam corpos magros, hora elevam quadris largos ao passo que o que antes era perfeito, se torna inadequado. A valorização e imposição de certos tipos fazem cada vez mais a cabeça de homens e mulheres, que desesperados para alcançar aquele padrão, recorrem a cirurgias e procedimentos estéticos colocando as próprias vidas em risco.

Procedimentos estéticos

O Brasil se tornou um grande consumidor no que diz respeito ao mercado de beleza e estética. Muitas pessoas acabam recorrendo a procedimentos para “harmonizarem”, “aumentarem” ou “diminuir” seus corpos e rostos, sempre de acordo com o que virou tendencia.

Apesar dos riscos, muitas pessoas afirmam que fariam ou têm vontade de fazer alguma mudança em si mesmo. Segundo a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética, 13% de todas as cirurgias plásticas feitas pelo mundo em 2019, foram realizadas no Brasil, liderando o ranking com mais de 11 milhões de procedimentos realizados.

Consequências e riscos

Apesar de banalizada e cada vez mais realizada, a cirurgia plástica pode acarretar em problemas, patologias sérias e muitas vezes até a morte. Na hora de realizar qualquer que seja o procedimento, é importante ter certeza sobre o cirurgião e o lugar onde será realizado. É importante levar em consideração também que além dos riscos de trombose, infecções, cicatrizes deformadas e problemas relacionados a anestesia, podem ocorrer as consequências psicológicas no pós.

Ao ir atrás de um padrão de beleza, muitas vezes inalcançável, a pessoa se sujeita a frustrações, decepções e problemas sérios de autoestima. Não atingir as expectativas impostas pela sociedade trazem consequências, mas ir atrás desse encaixe também.

Adolescência influenciável 

É no período da adolescência que a pressão pelo corpo e pelo rosto perfeito aumentam, dados mostram que cresceu mais de 140%  o número de cirurgias realizadas entre adolescentes na última década. Tudo isso influenciado pela televisão e internet.

Os procedimentos mais procurados são: 

“A ditadura da beleza é um fenômeno que penaliza os adolescentes, que nunca estão satisfeitos com a própria imagem e vivem em busca de uma pseudo perfeição. Esta fase, por si só, já engloba uma série de alterações físicas e psicológicas difíceis de lidar. Passar por elas neste momento turbulento de pandemia, cujo emocional de todos já está desestabilizado, se torna um desafio ainda maior”, reitera Stella Azulay, fundadora da Escola de Pais XD, educadora parental pela Positive Discipline Association,e especialista em Análise de Perfil e Neurociência Comportamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *