Aborto espontâneo

O aborto espontâneo é a interrupção da gravidez que geralmente ocorre antes da vigésima semana (cinco mesmo) de gestação. Apesar de comum, principalmente na primeira gravidez, pode acarretar diversos problemas de cunho emocional.

Pacientes com hipertensão, diabetes, fumante ou de idade avançada estão entre o grupo de risco; apesar de que muitas vezes não é possível distinguir a causa do aborto.

Sintomas

O principal sintoma do aborto é a dor, abdominal (como se fosse uma cólica), pélvis ou costas, as vezes acontece sangramento, expulsão de líquido e produtos da concepção. Em alguns casos não há sintomas e ocorre sem que a paciente saiba que estava grávida.

Apesar disso, a maioria das mulheres têm sangramento no primeiro trimestre, o que não é um mal sinal, entretanto é importante estar em contato com um médico, de preferência ginecologista obstetra.

Fatores de risco

Estes são alguns fatores que podem causar algum tipo de risco e predispor uma paciente à perda. Diferente do que muitos pensam, exercícios, relação sexual, susto ou quedas (da própria altura) não são causas frequentes de aborto.

Tratamento

Se você está grávida e teve algum sangramento ou corpo estranho passando pela vagina, procure um médico. O aborto muitas vezes não vem sem aviso, pode ser uma simples ameaça, então repouso pode ser uma das recomendações apesar de não comprovado se reduz ou não os riscos.

Infelizmente não há tratamento ou métodos que evitem o aborto, levando em consideração que ele é causado por anormalidades genéticas e acontecem de formas imprevisíveis. Se há históricos anteriores, é possível conversar com um profissional para saber sobre possíveis causas e planejar uma nova gestação.

Alguns métodos podem tornar sua gestação mais saudável:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *