Trombose o que é e porque acontece!

A trombose acontece devido a formação de coágulos onde não há sangramento, obstrui ou dificulta a passagem de um vaso sanguíneo. Geralmente são formados em membros inferiores. Como sua estrutura é sólida e amolecida, um fragmento pode desprender-se e seguir o trajeto da circulação venosa que retorna aos pulmões para o sangue ser oxigenado. Nos pulmões, conforme o tamanho do trombo pode ocorrer um entupimento – a embolia pulmonar – uma complicação grave que pode causar morte súbita.- explica Maria Varella em uma das postagens para o blog do Dr Drauzio.

Principais causas e fatores de risco

A trombose é uma patologia que pode ser gerada por diversos motivos. A predisposição genética, idade, colesterol, cirurgias, uso de anticoncepcionais, maus hábitos como (fumo, falta de movimentação) elevam o risco de trombose.

Algumas das causas são:

Trombose e anticoncepção 

A pílula anticoncepcional pode acarretar uma trombose. Apesar de não haver um número absurdo de pessoas que tiveram este problema, a questão é real e alguns anticoncepcionais podem influenciar uma trombose, principalmente as pílulas a base de estrogênio (contraceptivos com base de progesterona não apresentam os mesmos riscos).

Antes de tomar qualquer anticoncepcional, é importante consultar um ginecologista e descobrir qual o melhor contraceptivo para você naquele momento. Deixar de se proteger não é uma opção.

Sintomas de trombose

  1.  Inchaço em somente uma das pernas;
  2.  Vermelhidão da perna afetada;
  3.  Veias dilatadas na perna;
  4.  Aumento da temperatura local;
  5.  Dor ou sensação de peso;
  6.  Espessamento da pele.

Dependendo da maneira que a trombose se apresenta, o risco de embolia pulmonar aumenta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *