SHOTS DE IMUNIDADE

Conheça algumas infusões consagradas e como prepará-las para melhor aproveitar seus nutrientes.

GUACO

O guaco atua na defesa contra vírus e bactérias que provocam, especialmente, doenças respiratórias. Estudos comprovam que o guaco é anti-inflamatório, antialérgico e antibacteriano.

Para fazer, ferva meio litro de água e misture uma colher de sopa das folhas picadas; tomando por 15 dias, de manhã e à noite.

LIMÃO

O limão tem alto teor de vitamina C e ao ser fervido ele libera polifenóis, composto benéfico para a saúde. A vitamina C é um oxidante que reduz o estresse oxidativo, agentes por trás do envelhecimento e surgimento de doenças.

Para aproveitar bem os polifenóis, corte uma unidade da fruta em quatro pedaços e ferva com casca e tudo por dez minutos, adicionando mel antes de ingerir o chá.

GENGIBRE

O gengibre é aliado contra enjoo e má digestão, combatendo o estresse oxidativo e os níveis de inflamação pelo corpo. O gingerol, ativo do gengibre, tem ação contra fungos, bactérias e vírus.

Ele vai bem como complemento para saborizar outras infusões no lugar do açúcar –que, aliás, deve passar bem longe dos chás, se a ideia é obter alguma vantagem deles.

Para preparar, rale duas colheres de sopa de gengibre, ferva meio litro de água, desligue o fogo e deixe-o na infusão por dez minutos.

ALHO

Além de atenuar os sintomas da gripe, a alicina, substância presente no alho, tem ação bactericida e melhora nossa resistência aos micro-organismos.

Só que, para liberar a alicina, é preciso amassar o alho (não cortar) e consumi-lo cru. Por isso, de nada adianta escaldar os dentes na água. Se quiser turbinar o chá com ele, inclua no final do preparo e mantenha por pouco tempo no calor.

EQUINÁCEA

Também conhecida como flor de cone, púrpura e rudbéquia, é muito aplicada como remédio caseiro no tratamento de gripes e resfriados. Em princípio, suas propriedades essenciais são anti-inflamatórias, antioxidantes, desintoxicante e outras. Por isso, o chá feito a partir da equinácea é excelente para fortalecer a imunidade, uma vez que  suas propriedades dificultam a ocorrência de processos inflamatórios no corpo.

TEMPERO EXTRA: MEL E PRÓPOLIS

Os dois derivados do trabalho das abelhas dão uma baita mão para a imunidade e, embora não virem um chá propriamente dito, podem complementar o preparo do guaco e do limão. 

Do ponto de vista imunológico, o própolis é ainda melhor, pois é produzido a partir das plantas e, por isso, contém seus fitoquímicos, substâncias benéficas para o organismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *