Toxina botulínica ou Botox

Nunca saindo de “moda”, a toxina botulínica, ou como chamam a anos BOTOX, continua em alta. A técnica que ajuda com rugas e marcas de expressão é simples e feita rapidamente apenas com uma agulha, entretanto como todo tratamento estético ou cirurgia, têm suas desvantagens.

Vantagens

Dentre os tratamentos contra rugas, todos os outros procedimentos em sua maioria trabalham com estímulos para tratar a pele flácida, mas o botox age diretamente no músculo impedindo a contração responsável pelo surgimento das marquinhas de expressão, além de disfarçar as já existentes e evitar novas.

Seus efeitos colaterais se restringem a dor e edema, sua recuperação costuma ser rápida, sendo recomendado apenas massagens na área algumas vezes por semana. É preciso também alguns cuidados após o procedimento.

• Evite praticar exercícios físicos por pelo menos dois dias— os movimentos realizados na prática podem levar a migração da toxina para outros lugares no corpo;

• Evite viagens aéreas após procedimento — a pressão do voo também pode levar a migração da toxina;

• Evite se deitar nas primeiras 4 horas — em caso de ter sido aplicado em áreas com pequenos músculos, como a região dos olhos no tratamento dos “pés de galinha”.

Além dos fins estéticos, o botox também é recomendado para alguns outros fins:

• Hiperidrose – sudorese

• Bruxismo – ranger dos dentes enquanto dorme

Desvantagens

Como em qualquer procedimento estético ou de procedimentos cirúrgicos, a aplicação do botox tem risco.

Qualquer corpo estranho ao entrar em contato direto com nosso organismo pode causar reações, mesmo que pequenas ou raras.

Se não realizado de forma correta e em doses controladas, a aplicação da toxina botulínica pode causar inflamação, paralisia e botulismo, doença causada pela bactéria a partir da qual é fabricado o botox; em alguns casos mais graves pode causar problemas respiratórios e cardíacos. Entretanto é importante deixar claro que estes riscos são devidos a realização de forma errada.

Contraindicação

O botox é contraindicado para pessoas com hipersensibilidade e alérgicos, também não é recomendado a mulheres gestantes, lactantes, com doenças autoimune, neuromusculares ou distúrbios de coagulação.

Também é contra indicado a pessoas que fazem o uso de aminoglicosídeos, anticoagulantes e demais medicamentos relacionados a neuromuscular.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *