Vaginismo

Sentir dor durante as relações sexuais não é normal, mas afeta de 3 a 5 porcento da população feminina que não sabe que isso pode se tratar de vaginismo, uma condição que tem cura e merece ser falada.

O que é

O vaginismo é uma condição onde a musculatura vaginal se contrai involuntariamente de forma que impossibilita que o pênis chegue perto da vagina. Geralmente essa situação afeta mulheres que passaram por algum trauma de cunho sexual ou que viveram/vivem em ambientes rígidos. Sabendo disso, é possível afirmar que sua causa é psicológica.

Em alguns casos o parceiro pode contribuir para a evolução do caso.

Outras causas

Há também casos de vaginismo sem histórico específico e origem desconhecida.

Sintomas

Tratamento

É importante ressaltar que o tratamento do vaginismo deve ser feito com um profissional especializado em sexologia e não um ginecologista ou outro profissional que não tenha experiência na área. Cada caso é um caso, dessa forma o tratamento que será direcionado vai depender de diversos fatores.

A duração de cada tratamento também vai de acordo com cada caso, não é possível dizer se meses, semanas ou anos. Dentre as técnicas usadas estão exercícios de relaxamento vaginal e psicoterapia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *