Distorção de imagem corporal

Distorção de imagem corporal é caracterizada pela falsa imagem vista de si mesmo, do próprio corpo, por um indivíduo. A distorção está muito relacionada à anorexia e bulimia, afeta em sua maioria mulheres apesar de muitos homens sofrerem com isso.

A crença de que é preciso atingir o corpo perfeito fazem com que se tenha uma falsa visão de si mesmo, o que acarreta em diversas questões ligadas à saúde mental e às vezes até física.

Aspectos

Sinais

Por que isso acontece?

Nosso cérebro não é capaz de distanciar a verdade de ilusão, um exemplo disso vem de “dores do membro fantasma”, quando pacientes que tiveram um membro amputado ainda sofrem com dores; a sensação de dor é era mas o membro não. Tudo é sensação, se o seu corpo pensa que aquilo é real, automaticamente aquilo se torna real para ele.

Algumas situações, como comentários negativos por exemplo, desencadeiam a ideia errada sobre nós mesmos e nossa cabeça passa a enxergar aquilo como realidade.

Pode-se dizer que este distúrbio também está ligado à busca pela perfeição. A sociedade impõe e as pessoas sentem a necessidade de seguir, o que muitas vezes é irreal já que o que mais se vê na internet são imagens editadas e alteradas mostrando corpos que são inalcançáveis.

Tratamentos

O primeiro passo é reconhecer  que existe um problema, e que o que se vê no espelho não é a realidade. Entender que todos os corpos são diferentes e que jamais existirá o perfeito, é o segundo passo e logo atrás dele vêm a busca por ajuda. Ir atrás de tratamento profissional, descobrir a raiz do problema e como começar para mudar.

Um psicologo ou psiquiatra podem ajudar a encontrar um caminho até o equilíbrio, seja com terapia ou recomendações, será tratado a raiz do problema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *