Psoríase

A psoríase é uma doença autoimune inflamatória, não contagiosa e, segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), afeta mais de dois milhões de pessoas pelo país. Sua causa também é desconhecida, mas podemos relacioná-la a fatores genéticos e imunológicos, além de questões como estresse, banhos em temperaturas elevadas, entre outros.

Tipos

Assim como algumas patologias autoimune, a psoríase pode ser divida em alguns tipos:

Sendo 90% dos diagnósticos, este especificamente afeta o couro cabeludo, dorso, cotovelos e joelhos. Suas manifestações são por meio de manchas ou lesões avermelhadas, escamosas, de tamanhos variados, que se soltam facilmente da pele.

Associada principalmente ao comprometimento articular, este tipo aparece de repente com sintomas comuns a artrite comum, com dor, inchaço, rigidez nas juntas. Tende a demorar para se manifestar.

Aparece por meio de lesões nas unhas (mãos ou pés), fazendo com que cresçam de forma desigual e com deformidades (forma ou cor).

Se manifesta geralmente no tronco, braços e coxas, com lesões em formato de gotas e se associa a infecção. Suas manchas tendem a ser mais finas do que na vulgar.

Aparecem nas palmas das mãos e solas dos pés.

Suas manchas aparecem em área de sudorese como axila, seio, virilha e dobras em geral.

Acomete mais de 90% da superfície corporal, geralmente acontece após uma piora da psoríase. Suas manchas coçam e ardem.

Suas manchas se assemelham a vulgar, mas neste caso vem acompanhada de pus. Se manifestam de forma localizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *