Adesivo Anticoncepcional: O que você precisa saber.

Ao contrário da pílula, que é ingerida diariamente, o adesivo contraceptivo é colado à pele da mulher. O adesivo funciona através dos hormônios estrogênio e progesterona.

O adesivo serve para evitar a gravidez, envolvendo uma barreira durante o ato sexual, não protegendo contra infecções sexualmente transmissíveis, não substituindo a camisinha. 

Os hormônios liberados pelo adesivo bloqueiam a ovulação e deixam o muco cervical mais espesso, evitando que os espermatozoides conseguem chegar até o útero, deixando o endométrio, camada interna no útero, impróprio para a implantação do embrião. 

1- Qual a forma de usar o adesivo anticoncepcional?

O adesivo é usado da seguinte forma: colocar o primeiro adesivo na pele limpa e seca no primeiro dia da menstruação, trocando depois de sete dias, colando o outro adesivo em outro lugar do corpo. Após 3 adesivos consecutivos, deve-se fazer um intervalo de sete dias para iniciar uma nova caixa.

2- Qual parte do corpo é ideal para o adesivo ser colado?

Os lugares ideais para ser colado o adesivo são: braços, costas, parte inferior da barriga ou nas nádegas, evitando colar o adesivo nas mamas. Evitando colar o adesivo em pele alérgica, com machucados e em região de atrito de roupas e de preferência em áreas sem pelos. 

3- Se o adesivo cair, eu posso colar o mesmo ou utilizar um adesivo novo?

Se o adesivo descolar por menos de 24 horas, o mesmo pode ser recolocado, porém se o adesivo não estiver colando corretamente, ele deve ser substituído por um novo. 

4- Quais as contraindicações do adesivo?

Ele não é indicado para pessoas com mais de 90 kg devido à redução da eficácia do método em função da menor absorção hormonal; não é indicado para mulheres com histórico de trombose, doenças cardiovasculares, enxaqueca com aura, câncer de mama ou endométrio, doenças do fígado, suspeita de gravidez ou durante amamentação. É contraindicado também para mulheres tabagistas acima de 35 anos, hipertensão, diabetes com complicações nos rins, olhos, nervos ou vasos sanguíneos. 

5- Pode acontecer irritação na pele com o uso do adesivo?

Sim, caso isso ocorra é necessário remover o adesivo contraceptivo e aplicar um novo em outro lugar. Esse efeito pode ser decorrente de reação alérgica a algum componente do adesivo. 

6- Qual a eficácia do método contraceptivo?

É um método contraceptivo eficiente, com taxas de segurança semelhantes aos da pílula, se utilizado da forma correta. 

7- Quais os efeitos colaterais provocados pelo adesivo anticoncepcional?

Os mais comuns são: sangramentos irregulares, dor nas mamas, dor de cabeça, náuseas, cólicas e irritação na pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *