DIU MIRENA: VOCÊ SABE COMO FUNCIONA?

O DIU Mirena é um dispositivo intra uterino hormonal, que contém levonorgestrel na sua composição, liberado em pequenas quantidades e de forma constante no útero, deixando a camada interna do útero mais fina, impedindo a ovulação e aumentando a espessura do muco cervical. O DIU Mirena pode ser indicado pelo ginecologista nos casos de sangramento menstrual excessivo.

O DIU Mirena é inserido no útero pelo ginecologista, podendo ser feito no consultório ou em ambiente hospitalar, podendo ser eficaz por até 5 anos, devendo ser trocado após esse período. Antes de colocar o DIU Mirena o ginecologista deve recomendar a realização de exames de mamas, exames de sangue para detectar infecções sexualmente transmissíveis e papanicolau.

O DIU Mirena é indicado para: prevenção de gravidez, tratamento do sangramento menstrual excessivo, proteção contra o crescimento excessivo do revestimento interno do útero durante a terapia de reposição hormonal. 

É indicado também para mulheres com endometriose, aliviar o sangramento menstrual excessivo ou diminuir as cólicas menstruais, que são comuns na endometriose.

O DIU é indicado como contraceptivo para prevenir gravidez mas não protege contra infecções sexualmente transmissíveis, sendo importante utilizar camisinha em todas as relações sexuais.

Não deve ser usado em caso de suspeita de gravidez, doença inflamatória pélvica, infecção no trato genital inferior, endometrite pós-parto, câncer de útero ou cervical, hepatite aguda, câncer de fígado, sangramento uterino anormal não identificado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *