DIU DE COBRE: O DIU NÃO HORMONAL.

O DIU de cobre, também conhecido como DIU não-hormonal, é um tipo de método contraceptivo inserido no interior do útero, tendo um efeito que pode durar até 10 anos.

Uma pequena peça de polietileno revestido por cobre capaz de alterar as características do útero e do muco cervical, diminuindo a motilidade do espermatozoide e prevenindo a gravidez. 

O DIU é inserido pelo ginecologista no consultório médico, depois de colocado, o médico deixa um pequeno fio dentro da vagina para indicar que o DIU está bem colocado. 

O uso do DIU de cobre possui algumas contraindicações, sendo as principais: sepse pós parto, infecção pélvica, doença trofoblástica gestacional, leiomioma submucoso, cervicite por gonorreia ou clamídia. Em caso de lúpus eritematoso sistêmico com trombocitopenia severa e AIDS, os riscos desse método contraceptivo são superiores aos benefícios. 

É importante que o DIU seja selecionado juntamente com o ginecologista, uma vez que existem algumas contraindicações para o uso do DIU de cobre, podendo o DIU hormonal ser mais indicado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *